Tens uma empresa? Tens acesso à Internet? Se a resposta a estas duas perguntas for sim, então deves utilizar o Facebook para negócios.
O Facebook tem mais de 1,86 mil milhões de utilizadores activos mensais, com um aumento anual de 17%. Isto significa praticamente que o Facebook tem a maior audiência em todo o mundo das redes sociais. E apesar de tudo o que tem sido dito sobre a morte lenta do Facebook, o facto é que ainda é a melhor rede social que existe. E continuará a sê-lo durante muito tempo.
Porquê utilizar o Facebook para negócios
- Já falámos da grande audiência? Há sempre espaço para encontrar novos clientes para o teu negócio no Facebook, e é o melhor local para vender a tua marca online.
- É um excelente local para obteres informações sobre os teus clientes e criares uma relação com eles. Com o Facebook Insights, podes obter excelentes informações sobre o desempenho da tua página, como o alcance das tuas publicações e o envolvimento da página. Além disso, se o Facebook alguma vez desaparecer, continuarás a ter uma base de dados de todos os teus clientes.
- Podes controlar as tuas despesas de marketing ao mínimo e obter um excelente ROI. Podes investir tanto o mínimo como o máximo que puderes/quiseres e aumentar a tua comunidade em ambos os casos. Os anúncios do Facebook são baratos, quando comparados com o marketing tradicional, e atingem um público muito maior.
- Podes alcançar o teu nicho muito facilmente. Uma vez que existem 1,86 mil milhões de utilizadores activos mensais no Facebook, pode parecer complicado escolher o teu alvo. Mas o Facebook permite-te conceber e atingir o teu alvo específico – grande ou pequeno – e evitar qualquer desperdício de investimento. Podes segmentar por localização, idade, sexo, gostos e muito mais.
- É um ótimo local para gerar mais tráfego para o teu site, se o fizeres corretamente. Não podes simplesmente criar conteúdo no Facebook, tens de vestir o teu fato de profissional de marketing. Utiliza links para a tua página, com imagens apelativas que chamem a atenção para o teu tema.
- Utiliza-o para ver o que a tua concorrência está a fazer. Segue outras páginas semelhantes à tua e presta muita atenção ao que publicam e à forma como interagem (ou não) com os seus clientes.
- Se o teu Web site não está tão bem classificado como gostarias nos motores de busca, impulsionar a tua página do Facebook pode ser uma excelente forma de aparecer na primeira página da Pesquisa do Google.
Como utilizar o Facebook da melhor forma para o teu negócio
- Cria conteúdo valioso relacionado com o teu negócio. As pessoas não seguirão a tua página se: 1) não estiveres a publicar consistentemente
2) se o teu conteúdo não tiver valor para elas. - Interage com o teu público e presta atenção aos seus comentários. Podes utilizar o Facebook para empresas para perguntar aos teus leitores e clientes o que gostariam de ver publicado. Podes até realizar inquéritos que te ajudem a compreender melhor que tipo de conteúdo preferem ou a obter respostas para um problema específico que tenhas no teu negócio. Por exemplo, se estiveres a debater-te entre rires de um portátil vermelho ou verde, a realização de um inquérito no Facebook pode dar-te uma resposta rápida e indolor.
- Utiliza a colocação de anúncios no feed de notícias. O Facebook torna muito fácil e rentável anunciar a tua marca no feed de notícias do teu alvo específico. Para isso, tens de ter uma página no Facebook, caso contrário, o teu anúncio será colocado apenas na coluna da direita. O aspeto positivo de colocares o teu anúncio na página do feed de notícias é que não parece um anúncio, porque é muito semelhante a qualquer outra publicação ligada. Também podes impulsionar publicações existentes que sejam muito populares e que aches que mais pessoas iriam apreciar.
- Se a tua empresa tem um blogue – e deve ter – certifica-te de que partilhas as publicações do teu blogue na página do Facebook. Isto não só conduzirá as pessoas ao teu sítio Web, como também será uma excelente plataforma para iniciar discussões e debates que chamem a atenção para a página.
Envolver é a chave
Há muitas coisas fantásticas que podes fazer pelo teu negócio estando no Facebook. Esperemos que, por esta altura, estejas convencido dos seus benefícios e, se ainda não estás a arrasar nas redes sociais, vais fazê-lo agora!
Lembra-te de que, em última análise, os humanos se relacionam com humanos e é muito mais fácil para uma pessoa criar empatia com uma página se essa página for pessoal e humanizada. Isto significa que deves deixar de lado a comunicação fria da publicidade tradicional e interagir com os teus seguidores da mesma forma que o farias com um amigo – em vários níveis, dependendo do tipo de negócio que tens, claro.
Mais dicas sobre as redes sociais aqui!
