Se estás a ler este artigo, tenho quase a certeza de que não é a primeira vez que ouves falar de estratégia de SEO. (Para o caso de eu estar enganado, podes ver o nosso post anterior aqui).
Nesse caso, não te vou aborrecer com “as melhores estratégias de SEO” ou “os segredos escondidos” que já conheces! Em vez disso, vou ajudar-te a analisar o teu SEO para definir quais são as melhores estratégias para ti. Onde é que estás no teu melhor e quando é que estás a falhar.
Isto permitir-te-á ocupar o teu precioso tempo com a melhor estratégia de SEO para ti!
Esta estratégia de SEO vai dizer se és o ovo ou a galinha!
Recentemente, alguém chegou ao fundo desta questão e, após não sei quanto tempo, mas aposto que muito, descobriu a resposta. Então, o que é que isto tem a ver com a estratégia de SEO?
Primeiro, não queres saber a resposta? A resposta é tão simples como isto: um ovo pode tornar-se algo que não é uma galinha e, por isso, todas as galinhas tinham de ser, antes de mais, ovos, mas nem todos os ovos vieram de galinhas.
Então a resposta é: Primeiro veio o ovo.
Agora vamos ao que interessa: se estás habituado às técnicas de SEO, és o ovo, se és novo nisto tudo, és a galinha!
As melhores estratégias de SEO para ovos
O ponto forte dos “ovos” é que eles percebem o que está a acontecer, já viram chegar e sabem como lidar com isso.
O problema com este tipo de marketeers de SEO são os “velhos hábitos”. Esquecem-se de fazer os trabalhos de casa e continuam a procurar novas e melhores formas de fazer as coisas.
Mesmo que sejas o melhor, estudaste, leste. Não é suficiente, a era digital está a transformar tudo a uma velocidade avassaladora, incluindo a ti próprio. Por isso, a melhor estratégia para os “ovos” é manteres-te informado.
Geralmente, este tipo de marketeers também se distingue das “galinhas” no que diz respeito às competências técnicas. Por isso, tira partido disso e trabalha o conteúdo e a inovação.
Não te acomodes! Agora que já conheces os teus pontos fortes, eis uma lista de ferramentas actuais e fantásticas para te ajudar a acompanhar as alterações de SEO.
Canal do YouTube do Google Webmaster
Google Search Console (também conhecido como Google Webmaster Tools)
E depois veio o frango…
Uma história totalmente diferente é a estratégia de SEO da galinha. Na verdade, é o oposto. Ao contrário do ovo, a galinha veio depois e está a trabalhar arduamente para se manter. Como é nova, pesquisa muito, lê, faz perguntas e aprende sobre formas diferentes e novas de fazer as coisas.
O problema com estas galinhas é que elas estão em todo o lado. Tenta resolver tudo e aprender tudo e não se concentra. Além disso, não sabem distinguir se um conselho é bom ou mau e vão em frente. Por outro lado, estes tendem a ter os conteúdos mais interessantes, porque escrevem genuinamente com o coração.
Sou a galinha, e agora? Bem, se fores a galinha, a resposta aos teus problemas é concentração e prática. Concentra-te na tua estratégia de SEO e pratica até a saberes de cor. Caso contrário, andarás por aí a vaguear entre dicas e técnicas e nada se tornará suficientemente forte para funcionar.
Espero que tenhas achado isto útil!
Se quiseres ver mais alguns dos nossos artigos relacionados com SEO, sugerimos o artigo sobre“Ferramentas de pesquisa de palavras-chave“.
