Já sentiste que estás a travar uma batalha perdida com o marketing de sex shops?

Se assim for, consola-te com o facto de não seres o único!

Hoje em dia, não é segredo que a SEO é um pré-requisito fundamental para qualquer empresa que pretenda ter sucesso. Independentemente de te especializares em donuts ou dildos, tens de aparecer o mais proeminente possível nos rankings SERP. Caso contrário, serás ultrapassado e superado pela concorrência.

O problema é que, quando se trata de marketing digital de sex shops (em termos gerais), também tens de lidar com o tipo de diretrizes de publicidade estabelecidas que podem tornar difícil saber por onde começar. É pouco provável que os editores pestanejem perante a ideia de distribuir anúncios para filmes da Disney, mas os DVD pornográficos e afins são uma questão completamente diferente.

Como tal, encontras-te numa posição em que sabes que precisas de levar a sério a SEO para a tua sex shop online, mas não fazes ideia por onde começar. Mas embora seja verdade que o SEO e o marketing das sex shops são, pelo menos, ligeiramente diferentes do “convencional”, isso não significa que garantir e manter uma vantagem competitiva tenha de ser difícil.

A beleza da SEO moderna

SEO para sex shop

Os motores de busca, como o Google, existem por uma razão e apenas por uma razão – direcionar o tráfego da Web para os sítios e serviços mais adequados. Atualmente, cerca de 95% de todo o tráfego da Web é direcionado pelos principais motores de pesquisa. Só o Google trata de cerca de 90% das consultas. E quando o público adulto está à procura de sex shops e afins, usa o Google como toda a gente.

Dezenas de milhões deles, todos os dias.

Hoje em dia, a forma como o Google trata as consultas de pesquisa é mais sofisticada e liberal do que alguma vez foi. Se procurares ursos de peluche e chocolates, é exatamente isso que vais encontrar. Se pesquisares por anéis para pénis ou vibradores, é isso que te será mostrado. Contornar as convenções e regulamentos tradicionais da publicidade pode ser complicado – a otimização dos motores de busca é uma história completamente diferente.

Se pensares bem, publicar anúncios, imagens, publicações em blogues ou qualquer outra coisa do género, com foco em adultos, limita-te a plataformas muito específicas. Por sua vez, limita a exposição dos teus produtos, serviços e negócios em geral. A diferença com o SEO para adultos é que, tecnicamente, não vais à procura de oportunidades. Se acertares em cheio com os termos de pesquisa certos, todos os contactos do mundo virão na tua direção.

SEO estratégico para sex shops

É claro que compreender a importância e o valor potencial da SEO para sex shops é muito bom. Mas também tens de considerar se e como podes ganhar uma vantagem competitiva sobre os teus rivais. Afinal de contas, com milhões de sex shops online a competir pelo mesmo negócio, é inevitável que muitos já estejam a concentrar-se fortemente na SEO para a sua respectiva sex shop.

A solução… bem, infelizmente, não existe um método rápido e eficaz para ascender imediatamente ao topo das classificações. No entanto, escusado será dizer que quanto mais cedo começares a concentrar-te na SEO estratégica, mais rapidamente começarás a ver resultados.

Não te iludas – é sempre difícil obter uma posição de destaque para as palavras-chave mais óbvias e competitivas. Em contrapartida, concentra os teus esforços em termos ou consultas mais específicos e terás muito mais hipóteses de ganhar tração.

Por exemplo, podes concentrar-te em termos como “Como atingir o orgasmo com um brinquedo sexual” ou “Como escolher o vibrador perfeito”, de modo a atrair aqueles que procuram conselhos e apoio genuínos. É muito mais eficaz e viável do que concentrar-se em termos gerais como “Vibrador grande” ou “Loja de sexo online”. Um dos maiores erros cometidos por muitos proprietários de empresas é o de simplesmente lançarem a sua rede demasiado larga, em vez de aperfeiçoarem a sua abordagem para se concentrarem em termos e frases mais específicos relacionados com produtos específicos (talvez os mais vendidos?).

Um recurso completo

Se houvesse um segredo para uma SEO de sex shop bem sucedida, seria este:

Concentra-te em criar um recurso completo de valor, em vez de uma máquina de venda automática em linha.

Se pensares bem, todos os produtos que ofereces atualmente podem provavelmente ser comprados noutro local. Podem até estar disponíveis noutro local a um preço mais baixo. Assim, o que traz os clientes ao teu sítio Web e os faz voltar para comprar mais é o valor que ofereces, que vai para além dos próprios produtos.

Publicações de blogues, tutoriais, notícias do sector, publicações de convidados, clips de vídeo, artigos úteis e assim por diante – todos os tipos de coisas que o Google e companhia têm em conta ao atribuir posições SERP. Se simplesmente não tiveres tempo e/ou inclinação para tratar de todas estas responsabilidades manualmente, é altamente recomendável consultar os especialistas.

author avatar
Greg Lacan COO
Greg Lacan is one of the top SEO Consultant in Portugal.
Despite the fact that he is actually French, he is now almost Portuguese after his 15 years living in this beautiful country. Based in Lisbon, he is an Senior SEO Consultant as well as the co-founder of UniK SEO.