Quer tenhas uma empresa profissional ou um blogue amador, queres ser visto primeiro. Caso contrário, o teu conteúdo não chegará ao alvo desejado e isso é apenas uma perda de tempo. O On-Page Local SEO ajuda-te a compreender como otimizar melhor a tua página localmente e a garantir que os motores de busca entregam o teu site em primeiro lugar.

Então, o que é uma Otimização On-Page?

Chamamos “On-page Optimization” (ou On-Page SEO) às práticas, técnicas e processos de otimização de uma ou mais páginas, de modo a facilitar o rastreio e a indexação das tuas páginas pelos motores de busca.

Eis porque é que isto é vital para o teu site e para o teu negócio em geral: não crias conteúdo porque sim. Cria-o por uma razão. Tens uma intenção, um objetivo ou uma missão quando crias um conteúdo e o publicas na Internet.

É claro que queres chegar a alguém. Mas como é que o teu “alguém” encontra o teu conteúdo no mar avassalador de informação que existe na Web?

Como é que o teu conteúdo serve melhor as tuas pesquisas públicas entre os teus concorrentes?

Principalmente, quem (ou o quê) entregará o teu conteúdo ao teu alvo? Adivinhaste – os motores de busca.

É por isso que deves otimizar o teu conteúdo para os motores de busca(Google, Bing, Yahoo), caso contrário, não vais chegar aos clientes desejados – e eles podem estar a desejar os teus serviços.

Como é que a SEO LOCAL On-Page se diferencia da SEO normal?

O SEO local abrange várias técnicas não só para otimizar o teu conteúdo ou sítio Web para os motores de busca, mas também para o otimizar para uma localização específica, de modo a que o teu sítio seja abordado para consultas de pesquisa de utilizadores na área da tua empresa.


Digamos que tens um restaurante italiano na tua cidade e queres melhorar o teu sítio Web para atraíres mais visitantes e teres mais conhecimento da marca. Não queres utilizar exatamente as mesmas palavras-chave para competir com restaurantes de zonas distantes do teu país ou mesmo de outros países, só porque ambos vendem massa.


Não beneficiarás com a exibição do teu sítio Web para consultas de pesquisa de utilizadores de outros países, uma vez que é muito menos provável que estes se desloquem ao teu endereço físico e se convertam em clientes reais. Queres aparecer nos resultados de pesquisa do teu bairro local.


Podes direcionar o teu sítio Web com SEO local, que se centra na tua localização específica (ou localizações, se atenderes a mais do que um local na tua área). Isso vai aumentar as tuas oportunidades e probabilidades de converter os teus visitantes e melhorar o conhecimento da tua marca no local certo.

O conteúdo é rei, mas será que publicar conteúdo centrado no local é suficiente?

Criar e publicar um conteúdo, mesmo que seja local, não é suficiente. Na verdade, é apenas o primeiro passo – é o início da tua viagem.


O conteúdo local é para o teu público o que a otimização local na página é para os motores de busca. Se criares conteúdo mas não forneceres mais sinais nas tuas páginas que mostrem aos motores de busca que o teu sítio Web é relevante para o público dessa localização específica, estás a sabotar os teus esforços de conteúdo.


Não vale a pena ter um excelente conteúdo com informações ricas para o teu público local se os motores de busca não conseguirem descobrir se o teu sítio Web é local ou não. Será confuso: estás a tentar competir a nível nacional? Deves classificar-te para as mesmas palavras-chave que a Wikipédia, por exemplo?


Tens de provar claramente que o teu sítio Web é uma autoridade local com um excelente conteúdo local e é por isso que deves obter classificações mais elevadas para as pesquisas locais.

Agora que sabes O QUÊ e PORQUÊ, eis COMO fazer SEO LOCAL na página

Não existe um livro de regras para SEO. Os algoritmos do Google estão sempre a mudar para responder melhor às necessidades do utilizador.


Isto não é mau se te mantiveres atualizado sobre o que está a acontecer no mundo da SEO. Na verdade, as recentes actualizações do Google aos seus algoritmos de rastreio estão a tornar-se cada vez mais locais.

E isto faz com que a SEO Local On-page seja ainda mais crucial para o teu negócio, uma vez que o Google te oferece a oportunidade de te destacares nas pesquisas locais e de venceres as grandes marcas nacionais/globais. Como a CWS afirmou, o SEO local é mais importante do que nunca!

Os factores-chave que ajudam a otimizar o teu sítio Web localmente são infinitos, mas aqui estão 9 coisas a ter em conta para mostrar aos motores de busca que o teu sítio está orientado para o local:

1. Logotipo, imagens e URLs optimizados

Utiliza o nome da tua empresa, a localização/área nas palavras-chave que vão no nome do ficheiro do teu logótipo e na etiqueta ALT da imagem; utiliza URLs curtos e ricos em palavras-chave, prestando especial atenção à tua localização como palavra-chave;

2. NAPs do sítio Web

O nome, a morada e o número de telefone devem estar visíveis no teu sítio Web e devem ser o mesmo NAP que informas noutras páginas ou sítios Web que tenhas (por exemplo: Google My Business, Facebook, Instagram, listagens de empresas).

Dica de bónus: podes querer adicionar um mapa com direcções, dizendo ao teu público como chegar ao teu local. Desta forma, terás a oportunidade de fornecer mais informações aos motores de busca e, ao mesmo tempo, fornecer conteúdo relevante ao teu público.

3. Meta Título, Descrição e Corpo do Texto optimizados

Inclui a tua área/localização em títulos Meta importantes, descrições e nas primeiras 100 palavras do artigo. Acrescenta modificadores como “Top 10”, “Best” e “Review” para criar versões de cauda longa da tua palavra-chave alvo.

4. Publicidade local

Promove e organiza eventos e ofertas na tua área/localização através do teu sítio Web para gerar o interesse da imprensa local e conduzir o tráfego para o teu sítio Web.

5. Enriquece o teu conteúdo com informações que servem o público-alvo

Interage com o teu público local, criando conteúdo que sirva o teu alvo. Deve ser melhor do que o que o utilizador pode encontrar noutro concorrente teu. Também podes criar conteúdo prático através de imagens, vídeos, diagramas e ligações internas para aumentar o tempo de permanência no sítio e reduzir a taxa de rejeição.

Dica de bónus: divide o teu texto em frases curtas quando escreves e insere imagens para “quebrar” os parágrafos em sessões. Se o teu conteúdo for sempre o mesmo, com grandes blocos de texto e sem nada para aliviar essa angústia visual, pode ser desanimador para o teu público. Consequentemente, vai aumentar a taxa de rejeição e reduzir o tempo que os utilizadores passam no teu site, o que significa menos oportunidades de converter os teus visitantes em clientes.

6. Utiliza os botões de partilha social

A partilha social é um fator importante para a SEO e tem um impacto real nas tuas classificações. Mostram como o teu público está a interagir e a reagir à informação que lhes dás.

Afinal de contas, estás a criar conteúdo para eles e, se eles não estão a responder, provavelmente estás a fazê-lo mal.

Cria uma comunidade nas redes sociais na tua área local e participa frequentemente, oferecendo soluções e/ou entretenimento. Estar presente na tua comunidade local em linha ajuda-te a promover conteúdos e a atrair clientes.

Um estudo da BrightEdge afirma que botões de partilha social proeminentes podem aumentar a partilha social em 700%. Cada partilha social coloca o teu site à frente do público de outras pessoas. É como se te promovesses de graça! Começa a usá-los!

7. Conteúdo e ligações

Em termos gerais de SEO, “comprimento é força”. Os conteúdos mais longos têm uma classificação significativamente mais elevada no Google, por isso, procura pelo menos 1500 palavras quando procuras palavras-chave competitivas.

O teu conteúdo também deve conter referências e links de saída para outras empresas ou locais relevantes na tua área, uma vez que isso aumenta a classificação da tua página no Google.

8. Apresenta a tua equipa

Mostra a tua equipa no teu sítio Web, destacando os seus conhecimentos e experiência, e não tenhas medo de ser mais pessoal ou emocional.

Também podes estabelecer ligações de e para os seus perfis do LinkedIn e do Google+, aumentando a tua referência local.

Lembra-te: as pessoas não querem fazer negócios com empresas desconhecidas. As pessoas querem fazer negócios com pessoas.

9. Conta às pessoas a história da tua empresa

As pessoas adoram histórias.

Ter uma página “Sobre nós” ou uma página “A nossa história”, na qual contas a história da tua empresa, os teus objectivos e a tua declaração de missão, é uma excelente forma de te ligares ao teu público e mostrares que estás realmente a falar com ele e não apenas a tentar ser publicitado.

Além disso, também torna o teu sítio Web e a tua empresa mais reais e menos abstractos, como muitas vezes podem parecer os negócios online. Não te esqueças de mencionar a tua localização.

Agora, está na altura de arrasar com a tua estratégia de SEO local On-Page!

Queres saber mais sobre SEO local para a tua empresa?

author avatar
Greg Lacan COO
Greg Lacan is one of the top SEO Consultant in Portugal.
Despite the fact that he is actually French, he is now almost Portuguese after his 15 years living in this beautiful country. Based in Lisbon, he is an Senior SEO Consultant as well as the co-founder of UniK SEO.