Quer tenhas uma empresa profissional ou um blogue amador, queres ser visto primeiro. Caso contrário, o teu conteúdo não chegará ao alvo desejado e isso é apenas uma perda de tempo. O On-Page Local SEO ajuda-te a compreender como otimizar melhor a tua página localmente e a garantir que os motores de busca entregam o teu site em primeiro lugar.
Então, o que é uma Otimização On-Page?
Chamamos “On-page Optimization” (ou On-Page SEO) às práticas, técnicas e processos de otimização de uma ou mais páginas, de modo a facilitar o rastreio e a indexação das tuas páginas pelos motores de busca.
Eis porque é que isto é vital para o teu site e para o teu negócio em geral: não crias conteúdo só porque sim. Cria-o por uma razão. Tens uma intenção, um objetivo ou uma missão quando crias um conteúdo e o publicas na Internet.
É claro que queres chegar a alguém. Mas como é que o teu “alguém” encontra o teu conteúdo no mar avassalador de informação que existe na Web?
Como é que o teu conteúdo serve melhor as tuas pesquisas públicas entre os teus concorrentes?
Principalmente, quem (ou o quê) entregará o teu conteúdo ao teu alvo? Adivinhaste – os motores de busca.
É por isso que deves otimizar o teu conteúdo para os motores de busca(Google, Bing, Yahoo), caso contrário, não vais chegar aos clientes desejados – e eles podem estar a desejar os teus serviços.
Como é que a SEO LOCAL On-Page se diferencia da SEO normal?
O SEO local abrange várias técnicas não só para otimizar o teu conteúdo ou sítio Web para os motores de busca, mas também para o otimizar para uma localização específica, de modo a que o teu sítio seja abordado para consultas de pesquisa de utilizadores na área da tua empresa.
Digamos que tens um restaurante italiano na tua cidade e queres melhorar o teu sítio Web para atraíres mais visitantes e teres mais conhecimento da marca. Não queres utilizar exatamente as mesmas palavras-chave para competir com restaurantes de zonas distantes do teu país ou mesmo de outros países, só porque ambos vendem massa.
Não beneficiarás com a exibição do teu sítio Web para consultas de pesquisa de utilizadores de outros países, uma vez que é muito menos provável que estes se desloquem ao teu endereço físico e se convertam em clientes reais. Queres aparecer nos resultados de pesquisa do teu bairro local.
Podes direcionar o teu sítio Web com SEO local, que se centra na tua localização específica (ou localizações, se atenderes a mais do que um local na tua área). Isso vai aumentar as tuas oportunidades e probabilidades de converter os teus visitantes e melhorar o conhecimento da tua marca no local certo.
O conteúdo é rei, mas será que publicar conteúdo centrado no local é suficiente?
Criar e publicar um conteúdo, mesmo que seja local, não é suficiente. Na verdade, é apenas o primeiro passo – é o início da tua viagem.
O conteúdo local é para o teu público o que a otimização local na página é para os motores de busca. Se criares conteúdo mas não forneceres mais sinais nas tuas páginas que mostrem aos motores de busca que o teu sítio Web é relevante para o público dessa localização específica, estás a sabotar os teus esforços de conteúdo.
Não vale a pena ter um excelente conteúdo com informações ricas para o teu público local se os motores de busca não conseguirem descobrir se o teu sítio Web é local ou não. Será confuso: estás a tentar competir a nível nacional? Deves classificar-te para as mesmas palavras-chave que a Wikipédia, por exemplo?
Tens de provar claramente que o teu sítio Web é uma autoridade local com um excelente conteúdo local e é por isso que deves obter classificações mais elevadas para as pesquisas locais.
Agora que sabes O QUÊ e PORQUÊ, eis COMO fazer SEO LOCAL na página

Não existe um livro de regras para SEO. Os algoritmos do Google estão sempre a mudar para responder melhor às necessidades do utilizador.
Isto não é mau se te mantiveres atualizado sobre o que está a acontecer no mundo da SEO. Na verdade, as recentes actualizações do Google aos seus algoritmos de rastreio estão a tornar-se cada vez mais locais.
E isto faz com que a SEO Local On-page seja ainda mais crucial para o teu negócio, uma vez que o Google te oferece a oportunidade de te destacares nas pesquisas locais e de venceres as grandes marcas nacionais/globais. Como a CWS afirmou, o SEO local é mais importante do que nunca!
Os factores-chave que ajudam a otimizar o teu sítio Web localmente são infinitos, mas aqui estão 9 coisas a ter em conta para mostrar aos motores de busca que o teu sítio está orientado para o local:
1. Logotipo, imagens e URLs optimizados
Utiliza o nome da tua empresa, a localização/área nas palavras-chave que vão no nome do ficheiro do teu logótipo e na etiqueta ALT da imagem; utiliza URLs curtos e ricos em palavras-chave, prestando especial atenção à tua localização como palavra-chave;
2. NAPs do sítio Web
O nome, a morada e o número de telefone devem estar visíveis no teu sítio Web e devem ser o mesmo NAP que informas noutras páginas ou sítios Web que tenhas (por exemplo: Google My Business, Facebook, Instagram, listagens de empresas).
Dica de bónus: podes querer adicionar um mapa com direcções, dizendo ao teu público como chegar ao teu local. Desta forma, terás a oportunidade de fornecer mais informações aos motores de busca e, ao mesmo tempo, fornecer conteúdo relevante ao teu público.
3. Meta Título, Descrição e Corpo do Texto optimizados
Inclui a tua área/localização em títulos Meta importantes, descrições e nas primeiras 100 palavras do artigo. Acrescenta modificadores como “Top 10”, “Best” e “Review” para criar versões de cauda longa da tua palavra-chave alvo.
4. Publicidade local
Promove e organiza eventos e ofertas na tua área/localização através do teu sítio Web para gerar o interesse da imprensa local e conduzir o tráfego para o teu sítio Web.
5. Enriquece o teu conteúdo com informações que servem o público-alvo
Interage com o teu público local, criando conteúdo que sirva o teu alvo. Deve ser melhor do que o que o utilizador pode encontrar noutro concorrente teu. Também podes criar conteúdo prático através de imagens, vídeos, diagramas e ligações internas para aumentar o tempo de permanência no sítio e reduzir a taxa de rejeição.
Dica de bónus: divide o teu texto em frases curtas quando escreves e insere imagens para “quebrar” os parágrafos em sessões. Se o teu conteúdo for sempre o mesmo, com grandes blocos de texto e sem nada para aliviar essa angústia visual, pode ser desanimador para o teu público. Consequentemente, vai aumentar a taxa de rejeição e reduzir o tempo que os utilizadores passam no teu site, o que significa menos oportunidades de converter os teus visitantes em clientes.
6. Utiliza os botões de partilha social
A partilha social é um fator importante para a SEO e tem um impacto real nas tuas classificações. Mostram como o teu público está a interagir e a reagir à informação que lhes dás.
Afinal de contas, estás a criar conteúdo para eles e, se eles não estão a responder, provavelmente estás a fazê-lo mal.
Cria uma comunidade nas redes sociais na tua área local e participa frequentemente, oferecendo soluções e/ou entretenimento. Estar presente na tua comunidade local em linha ajuda-te a promover conteúdos e a atrair clientes.
Um estudo da BrightEdge afirma que botões de partilha social proeminentes podem aumentar a partilha social em 700%. Cada partilha social coloca o teu site à frente do público de outras pessoas. É como se te promovesses de graça! Começa a usá-los!
7. Conteúdo e ligações
Em termos gerais de SEO, “comprimento é força”. Os conteúdos mais longos têm uma classificação significativamente mais elevada no Google, por isso, procura pelo menos 1500 palavras quando procuras palavras-chave competitivas.
O teu conteúdo também deve conter referências e links de saída para outras empresas ou locais relevantes na tua área, uma vez que isso aumenta a classificação da tua página no Google.
8. Apresenta a tua equipa
Mostra a tua equipa no teu sítio Web, destacando os seus conhecimentos e experiência, e não tenhas medo de ser mais pessoal ou emocional.
Também podes estabelecer ligações de e para os seus perfis do LinkedIn e do Google+, aumentando a tua referência local.
Lembra-te: as pessoas não querem fazer negócios com empresas desconhecidas. As pessoas querem fazer negócios com pessoas.
9. Conta às pessoas a história da tua empresa
As pessoas adoram histórias.
Ter uma página “Sobre nós” ou uma página “A nossa história”, na qual contas a história da tua empresa, os teus objectivos e a tua declaração de missão, é uma excelente forma de te ligares ao teu público e mostrares que estás realmente a falar com ele e não apenas a tentar ser publicitado.
Além disso, também torna o teu sítio Web e a tua empresa mais reais e menos abstractos, como muitas vezes podem parecer os negócios online. Não te esqueças de mencionar a tua localização.
Agora, está na altura de arrasar com a tua estratégia de SEO local On-Page!
Queres saber mais sobre SEO local para a tua empresa?
